quinta-feira, 26 de junho de 2014

CARAPAUS ALIMADOS - UMA IGUARIA ALGARVIA...


Carapaus Alimados são uma mistura entre curar os carapaus com sal e cozinhar eles em água, o sal torna a carne mais rija e deliciosa.
Um pouco sobre as origens do carapau alimado encontrado na internet !

"O carapau do Barlavento algarvio está entre os peixes mais populares da região, dando origem a reconhecidos pratos do receituário local. Os Carapaus Alimados são um dos modos mais originais de os preparar.

Prato confecionado com carapaus médios ou pequenos, azeite, vinagre, cebolas, dentes de alho, sal grosso e salsa, o peixe é aberto, salgado e cozido. Seguidamente são alimados – um regionalismo que derivará de limar, polir, raspar - ou seja, mergulhados em água fria e retirada a pele com as mãos. No final, são colocados em travessa de servir, regados com o azeite e o vinagre, os alhos picados e a cebola descascada. É também habitual juntar salsa picada.

Trata-se de uma iguaria típica do Algarve associada aos fins de tarde quentes de Verão, ainda que se consumam durante o resto do ano.

Prato muito popular em toda a região algarvia, a sua origem é remota. Pensa-se que tenha origem na passagem dos fenícios e cartagineses, que tinham no peixe a base da alimentação, por terras do Algarve. Aqui desenvolveram técnicas de captura, secagem e salga do peixe. Posteriormente, os romanos construíram no Algarve salinas e implementaram a indústria da pesca.
Os Carapaus Alimados constituem outra influência portuguesa na gastronomia japonesa, onde se designam “Aji no Namban zuke”.


Não fomos nós que os preparamos, Dona Conceição já os trouxe amanhados e cozidos.... pronto  a serem comidos e mais, pimentões assados e eu fiz as batatas....






Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Pimentões coloridos e assados? Delicia, imagino.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...