quinta-feira, 19 de junho de 2014

16 DE JUNHO, DIA DA CIDADE DE OLHÃO....


Olhão celebrou Dia da Cidade com inaugurações e homenagens

Caminho das Lendas foi inaugurado no Dia da Cidade
A inauguração do Caminho das Lendas e dos largos do centro histórico de Olhão foi um dos pontos altos das comemorações do Dia da Cidade, assinalado na passada segunda-feira, 16, que incluíram ainda a inauguração de um ecocentro e uma sessão solene.

“A Floripes, certamente, vai tornar-se um ex-libris da cidade de Olhão”, disse o seu escultor, o artista Leonel Moura, que acompanhou o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, numa das mais importantes iniciativas do dia: a inauguração do Caminho das Lendas, na zona histórica olhanense.

O autor, que justificou a criação das esculturas de Floripes (Praça Patrão Joaquim Lopes) e do Menino dos Olhos Grandes (Largo do Carolas), disse que apesar de trabalhar com tecnologia e inovação, neste caso, e depois de conhecer as lendas associadas aos largos, ao criar arte para estes espaços públicos quis “que as pessoas compreendessem o que veem e que tenha a ver com a temática”.

“As cidades precisam muito de pontos de referência, para que as pessoas que as visitam saibam o que ali há. Também estas esculturas vão tornar-se uma referência para Olhão, apesar de no início as pessoas poderem dizer que não gostam”, confidenciou o artista, ao mesmo tempo que explicava a forma de criação das duas esculturas por si idealizadas.

Para além dos dois largos já referidos, foram também inaugurados os Largos João da Carma, a que está associada a Lenda do Arraúl, e o Largo do Gaibéu, que apresenta a Lenda do Mouro Encantado.

“Esta é uma forma de se mostrar um pouco da singular história de Olhão. Com o «Caminho das Lendas», turistas e olhanenses poderão conhecer melhor a zona histórica da cidade”, garantiu o presidente da autarquia olhanense, durante estas inaugurações. 
 
O autarca presidiu à cerimónia do hastear das bandeiras em frente aos Paços do Município e depositou uma coroa de flores no Largo da Restauração, em homenagem aos heróis de 1808.

O Ecocentro de Olhão, localizado na Zona Empresarial de Marim e também inaugurado no Dia da Cidade, é o local onde a partir de agora será possível concentrar os resíduos recicláveis recolhidos pelos serviços da empresa AmbiOlhão ou por particulares que podem depositar neste local, de forma gratuita, cartão, vidro, plástico, verdes, entulho ou pneus, entre outros. Evitando as deslocações regulares à estação de transferência de São João da Venda, em Loulé, será possível encurtar distâncias e poupar energia, uma vez que os resíduos só serão direcionados para esse espaço quando os contentores do Ecocentro estiverem cheios.

Na galeria da biblioteca municipal de Olhão, foi inaugurada uma exposição coletiva de pintura do Centro de Pintores Olhanenses, orientado pelo mestre Martins Leal, que estará patente até 30 de junho.

Autarca garante que há mais projetos para o concelho

A sessão solene realizou-se no salão nobre dos paços do concelho e teve casa cheia. António Miguel Pina referiu que existem “projetos para continuar a fazer crescer e acontecer em Olhão num futuro próximo”.

“Não será uma tarefa fácil, mas tal como os nossos antepassados, iremos lutar para conseguir trazer ao nosso concelho mais economia, mais emprego e mais desenvolvimento”, adiantou o autarca.

O presidente da câmara de Olhão anunciou também que em relação aos esgotos na Ria Formosa, apesar de não ser um problema de fácil resolução, “estão minimizadas em cerca de 80 por cento” as descargas no Cais T.

“Assumimos a nossa parte na resolução do problema, tendo iniciado o plano de ação para melhorar a rede de pluviais e as descargas ilegais”, disse o autarca, revelando ainda a criação de dois regulamentos (atribuição de casa e apoio à renda), para “enquadrar de forma clara e transparente todas as novas situações e responsabilizar quem usufrui de bens pelos quais terá de zelar”.

A reabilitação urbana é outra das prioridades deste executivo: “Até final do ano vamos apresentar um conjunto de medidas que passam, nomeadamente, pelos incentivos fiscais e uma estratégia de promoção, com a criação de uma área delimitada.”

Antes de terminar o seu discurso, António Miguel Pina anunciou ainda que a reabilitação da frente ribeirinha na zona poente, onde hoje existem as oficinas municipais, já tem financiamento do FEDER assegurado.

“Falta-nos, para concluir a mudança destes serviços, conseguirmos outros financiamentos de pequena monta, pelo que contamos ter este projeto finalizado muito em breve”, acrescentou.

Na sessão solene, foram medalhados olhanenses ilustres e ex-autarcas e distinguidos funcionários com 25 anos de serviço e alunos com as melhores notas do ano letivo anterior.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...