sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 DE SETEMBRO, HOJE, SEXTA-FEIRA..............


O Brasil completa nesta sexta-feira, 190 anos de Independência. A emancipação política do território brasileiro aconteceu oficialmente em 07 de setembro de 1822, dia do chamado ‘Grito do Ipiranga’.


A história do país relata que, nesta data, o príncipe regente de Portugal no Brasil, D. Pedro de Alcântara, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), teria gritado perante sua comitiva: “Independência ou morte!”, como forma de lutar contra os colonizadores.

Ao chegar à capital, na época, o Rio de Janeiro, ele foi aclamado Imperador, recebendo o título de D. Pedro I. Antes deste dia, porém, muitos outros aspectos contribuíram para o país deixar de ser colônia. De acordo com historiadores, o processo teve início com a transferência da Família Real de Portugal para o Brasil, em 1808.

Outro acontecimento importante foi o ‘Dia do Fico’, de 09 de janeiro de 1822. Foi quando o então príncipe regente contrariou as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam sua volta imediata a Lisboa. A partir deste momento, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e Brasil.

O ‘Dia do Fico’ foi uma decisão tomada por D. Pedro, a respeito de uma petição com oito mil assinaturas solicitando a sua permanência no país. Ele se pronunciou com base em uma frase célebre: “Como é para o bem do povo e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico”.

Causas e indenização
Entre as causas da Independência do Brasil estão a vontade de parte da elite brasileira em conquistar a autonomia política, o desgaste do sistema de controle econômico exercido pela Coroa Portuguesa e a tentativa dos portugueses em recolonizar o país. Para a Independência, Portugal exigiu uma indenização de dois milhões de libras esterlinas.

Reinado de D. Pedro II
Dom Pedro II, que nasceu no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do Imperador D. Pedro I. Seu reinado no Brasil aconteceu entre os anos de 1841 e 1891, até derrubarem a monarquia no país.

Primeiro presidente do Brasil
Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do país, governando de 25 de fevereiro de 1891 a 23 de novembro de 1891. Ele lutou contra a escravidão e a monarquia, derrubou do poder o Imperador D. Pedro II, estabelecendo a República do Brasil, proclamada em 15 de novembro de 1889.

Os diferentes nomes do país
O primeiro nome do Brasil foi Pindorama, termo utilizado pelos índios, antes de Pedro Álvares Cabral descobrir o país em 1500. Com a chegada dos portugueses, as terras brasileiras foram batizadas com vários nomes, entre eles, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Terra dos Papagaios, América, Estados Unidos do Brasil, e por fim, República Federativa do Brasil.

FONTE, texto e imagens: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Noticias/06cV/Brasil_Faz_190_Anos_De_Independencia
Redação: Fátima Pires

Um comentário:

Vértice disse...

Parabens Marida, uma boa lição de história que eu em parte desconhecia, e que agora graças a você estou sabendo, como por exemplo o primeiro nome do Brasil ser Pindorama, nunca tinha lido nada sobre isto ! Muito obrigado.
Beijos, Carlos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...