quinta-feira, 26 de julho de 2012

FARO, CIDADE VIVA!!!!!!!!!!!!!!




De origem pré-romana, a cidade já foi chamada antigamente de Ossónoba, um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal. Em 713 d.C. foi ocupada pelos árabes que construíram a sua fortificação. Em 1249 foi conquistada pelo rei português D. Afonso III e, com a expansão marítima, Faro foi elevada à cidade em 1540. Desde 1830 é capital do Algarve.

Parte de sua muralha, assim como algumas construções, foi destruída durante o grande terremoto de 1755. A maioria das edificações data dos séculos XVIII e XIX. Os pontos de interesse turístico da cidade podem ser visitados em apenas um dia e todo trajeto normalmente é feito a pé.

Os séculos XVII e XVIII são um período de expansão para Faro, que foi cercada por uma nova cintura de muralhas durante o período da Guerra da Restauração (1640 - 1668), que abrangia a área edificada e terrenos de cultura, num vasto semicírculo frente à Ria Formosa.

Em 1 de Novembro de 1755, a cidade de Lisboa é arruinada por um grande Sismo que devido à sua intensidade provocou, igualmente, estragos em outras cidades do país, sobretudo no Algarve.

A cidade de Faro sofreu danos generalizados no património eclesiástico, desde igrejas, conventos até o próprio Paço Episcopal. As muralhas, o castelo com as suas torres e baluartes, os quartéis, o corpo da guarda, armazéns, o edifício da alfândega, a cadeia, os conventos de S. Francisco e o de Santa Clara, foram destruídos e arruinados.

Até finais do século XIX, a cidade manteve-se dentro dos limites da Cerca seiscentista de Faro. O seu crescimento gradual sofre um maior ímpeto nas últimas décadas.

Actualidade

A cidade de Faro, capital política e administrativa, detém a maior parte dos serviços administrativos da região e, por conseguinte, uma grande atractividade para a implantação de actividades terciárias e comerciais, subsidiadas pela função habitacional.

Faro assumiu a sua vocação cosmopolita aquando da inauguração do seu aeroporto internacional a 11 de Julho de 1965, ainda durante a ditadura de António de Oliveira Salazar. Hoje em dia, e graças ao aumento de procura turística em todo o Algarve, a cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto de Portugal atrás do aeroporto da Portela em Lisboa, com um movimento superior a 5 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto é ainda utilizado por parte dos turistas que se dirigem para a Andaluzia devido a certos locais desta região espanhola estarem mais próximos de Faro do que de Sevilha.
Fonte: Wikipedia



Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Mandei agora 2 fotos com a Julie Christie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...