segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dia de Portugal, de Camões e PALÁCIO DE ESTOI ....

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi ontem 10 de junho, muitas festividades em todo o país........
Entretanto, nós visitamos o Palácio de Estói, em Faro,  hoje transformada em Pousada Histórica e das mais movimentadas desta área... chique e elegante....
A Pousada de Estói foi construída no antigo Palácio de Estói. O Palácio está instalado numa região que registra ocupação humana desde o período neolítico, com destaque para as Ruinas Roimanas de Milreu - Monumento Nacional. O Palácio de Estói  pertenceu inicialmente ao morgado Francisco José de Carvalhal e Vasconcelos, fidalgo da Casa Real, que aqui constituiu residência. O Palácio foi construído na década de 80 do séc. XVIII, em plena época do Barroco. Foi posteriormente, em 1893, adquirido pelo futuro Visconde de Estói, Francisco José da Silva, que delegou a sua restauração nas mãos do arquiteto Domingos da Silva Meira.
A sua reconstrução foi finalizada em finais de abril de 1909 e celebrada com uma grande festa no dia 2 de maio do mesmo ano.
Após a morte do Visconde de Estói, o Palácio foi mantido na respectiva familia até 1987, ano em que foi comprado pela Câmara Municipal de Faro.
O Palácio é composto pelo edificio principal com os salões de chá e os seus fantásticos jardins ao estilo Versailles. Este conjunto arquitetonico tem jardins geométricos ao estilo francês e italiano, decorados com estátuas, onde há também laranjeiras e palmeiras, o palácio em estilo rococó, é decorado com painéis de azulejos e vitrais. O terraço interior exibe um pavilhão e azulejos azuis e brancos.









A Pousada é constituida de 63 apartamentos, SPA, piscina exterior para adultos e crianças, restaurante, bar e salas de reuniões. Todos os apartamentos estão equipados com todo o conforto.

Eis a direção dessa bela Pousada.

Pousada do Palácio de Estoi
Rua São José, Estoi
8005-465 Faro - Portugal
tel: +351-289.990.150 e fax +351-289.994.026
Email: recepção.palacioestoi@pousada.pt
www.pousadas.pt

6 comentários:

Vicente disse...

Fotos perfeitas , pena que eu nao estja ai com voces como progamamos,estou Liubliana agora , cidade bela mistura de Praga e
Bruges

ARQUITETURA DO IMÓVEL disse...

Francy, adorei o passeio, você como sempre nos deliciando com história e belas imagens.
Feliz dia para vocês.
Bjos.
Sílvia

O meu pensamento viaja disse...

Yes, dear! Em Altura devorando o sol e a praia.
Beijos

Marta Faustino disse...

Estou neste momento a fazer um artigo sobre Estoi e vim aqui parar...bonito post....vou ler mais. Veja também o meu:
www.viajarso.blogspot.com

Anônimo disse...

Permita-me uma correção. Este palácio foi construído em 1890, portanto não pode ser "barroco", uma vez que este movimento é anterior ao rococó (1690-1770, estilo do qual se faz "citações" nesta construção. Saudações.

Anônimo disse...

Errata: construção do palácio, 1840.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...