quarta-feira, 21 de abril de 2010

Burle Marx

Roberto Burle Marx nasceu no dia 4 de agosto de 1909, em São Paulo (morreu em 04/08/1994). Logo cedo, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida. Sua mãe, Cecília Burle, era pernambucana e o pai, Wilhelm Marx, era alemão. A mãe estudou música e tinha amor pelas plantas e o pai admirava a música clássica, e a literatura européia.

Antes de vir para o Recife, passou dois anos na Alemanha, onde estudou música e pintura, freqüentou óperas, concertos e exposições de artistas consagrados. Nas estufas do Jardim Botânico de Dahlem, em Berlim, descobriu a beleza das plantas brasileiras.

Burle Marx chegou ao Recife em 1934 para assumir o Setor de Parques e Jardins do Governo do Estado de Pernambuco. Atuando em reformas e ações complementares nos jardins existentes, Realizou projetos completos e pequenas intervenções nas praças existentes e criou o “jardim brasileiro”, a partir dos elementos da paisagem local, em que a vegetação era o principal elemento. Burle Marx projetou os jardins levando em conta os princípios artísticos da pintura, da música e da poesia.

A Praça de Casa Forte (1935) foi seu primeiro jardim, seguida da Praça Euclides da Cunha (1935) e da Praça Artur Oscar (1936), chegando a aproximadamente 20 espaços públicos, alguns não executados. Burle Marx permaneceu no Recife até 1937. Em 1951 fez doação ao IPHAN do projeto do entorno da Capela da Jaqueira, dentro do Parque da Jaqueira, e entre 1957 e 1958 projetou a Praça de Dois Irmãos, depois denominada Praça Faria Neves, e a Praça Ministro Salgado Filho, em frente ao Aeroporto Internacional dos Guararapes. Também fez projetos para jardins privados, em residências e instituições.

Do conjunto dos jardins, seis despontam como os mais representativos: Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, Praça do Derby, Praça da República e Jardim do Campo das Princesas, Praça Salgado Filho e Praça Faria Neves. Além desses, existem aproximadamente 25 jardins privados, incluindo residências e instituições.

Um comentário:

Ana Maria disse...

Gostei da "aula" sobre Burle Max, Francy. Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...